quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Diario de viagem parte 5(a primeira cidade sem saber o meu nome)


Pensei do que aconteceu nesses poucos dias e é difícil dizer
A pessoa que estiver lendo isso vai achar algo realmente estranho e pretensioso
A vida simplesmente era assim?De arranjar novos amores da vida e partir novamente?
Eu paro a estrada e chego numa cidade próxima para colocar mais gasolina
Eu coloco por min mesmo(os poucos atendentes estavam meio preguiçosos ) e pago a gasolina e compro o refrigerante e bebo olhando para essa pequena cidade
Era realmente pequena a cidade,eu descendo a serra eu quase não vi ela,nem parecia uma cidade
A cidade tinha "centro turístico"apenas um corredor onde eu estava com o posto de gasolina,lojas e bar,em volta dos corredor tinha algumas casas ..poucas moradores da tal cidade
Eu queria ficar em algum lugar só esperando alguma coisa,me sentia meio cansado da tal viagem e vejo um velho bar e entro o bar estava um pouco vazio ,poucas pessoas,a maioria velhos
Fico do balcão e peço uma cerveja o balconista me deu e perguntou porque eu estava aqui
Eu disse que estava viajando,ele disse pra onde ...e eu disse que não sei onde eu tinha que ir
Ele achava que eu estava louco"Você esta perdido?"eu disse que não e contei toda a minha historia

"Você esta louco garoto..e os seus pais?" ele olhando seriamente pra min
"Eu avisei pro uma carta...sou de maior e tudo mais...eles vão ficar bem,só acho que talvez eles acham que eu nunca vou falar com eles"
"Você nunca vai falar com eles?"
"Não sei...eu realmente não sei...espero que sim ...eu planejei a minha vida toda hora e tudo saiu perfeitamente...mais agora cansei nisso"
"Você largou a faculdade e um emprego promissor?estava fugindo nisso?"
"O que eu estudei nunca queria de verdade,só que os meus pais sempre me deram pressão,quer dizer o mundo sabe?"Percebo que ele era o cara que estava ouvindo a minha historia,talvez a primeira pessoa que eu digo isso
"O mundo..."
"Eu não quero fugir de responsabilidades sabe?mais não acha que a rotina,o trabalho,os nossos meios e desculpas que estamos fazendo isso pra comprar um carro ou coisa do tipo tira o prazer de viver?eu não sou vagabundo,só que quero trabalhar com prazer,com simplicidade ,o trabalho de viver,de ter a liberdade,mais talvez tenha razão,eu estou louco...mais sabe como é...só temos  um mundo e acho que podemos fazer de tudo...é unica alternativa de viver.."
"Mais não tem medo de se perder?"
"Acho que sim...mais é a primeira vez que eu me arrisquei..."

Conversamos por mais tempo com o bar meio vazio,e ele falava sempre  com o relacionamento com meu pai ,parou de me julgar e apenas me ouviu do final disso ele diz olhando para o copo lavado"Você deve ter razão meu filho"
"Mais você me achava louco..."
"talvez seja...mais o que é a vida sem loucura?agora percebo isso..."
E ele conta a sua historia,conta a historia nele e nessa pequena cidade chamado esmeralda,criada a 50 anos atras,ele disse que fugiu de são paulo(que nem eu)e queria viver uma vida próxima do rural e que tivesse calma,a sua mãe faleceu e herdou um pouco de dinheiro e ele comprou um terreno e teve esse bar ,por 50 anos estava aqui com o nascimento da cidade,com algumas lojas e postos feitos e minas de carvão,a cidade entrou da falência e ele e poucos centros comercias sobreviveu,a cidade diminuiu de população e ele e alguns amigos sobreviveram os restos apenas lamenta
"Sabe... o tempo as vezes é longo demais..."ele fala isso e apresenta os seus amigos das fotos,homens comuns com vidas comuns,alguns morreram de fatalidade ,outros de crimes e outros por qualquer coisa
"Ha...aquele cara...que cara engraçado ele era..."Falava ele com único cliente do bar
"Oh as festas daqui,as baboseiras e tudo mais ..."
De repente pra min (eu do estado de sonho da estrada )olhava do bar que estava tocando musica country como jonhy cash e olhei pelas mesas todas cheias de vida,pessoas gritando,chorando e sei lá mais o que ,alguns dançavam,ele apenas ria comigo,alguns reclamando dos chefes depois do trabalho
Eu do meio do bar e ele continuando falando víamos do chão e imaginávamos as danças,as magias e coisas loucas da vida só que agora desaparece junto com o tempo
Ele meio triste fala"Pois é ...é isso filho,acho que você tem que fazer isso mesmo,eu só fiquei num lugar e você vai estar em vários..."
Eu apenas fiquei quieto e ver a melancolia do homem "Mais a vida vale a pena..."
"Sim deve valer,mais acho que desperdiço um pouco"
"Eu queria ter uma vida cheias de memorias"
"Ah as memorias..."Diz ele olhando pro teto e novamente sonhando"E suas linhas trágicas" falando como um poeta
Nos abraçamos e dissemos até mais,eu prometi a min mesmo que voltaria aqui falar com ele
Ele diz "Até mais....espero que tudo dê certo" e tive um novo amigo
Voltei da estrada e vejo ele se despedir,voltando pro bar
Aqui estava o que eu vi agora:o estado puro do tempo,deve ser assim que o tempo vai
Como se cada segundo fosse importante,até o sua gloria e sua tristeza...o tempo vai e nos morremos sem saber porque da vida
Até mais meus amigos das fotos,atendente do bar e outras mil historias que ouvimos,talvez falar por nossos netos bestas,talvez guardar pra nos mesmos do leito da morte"Eu vivi" ou "Eu deveria viver mais"
Novamente eu tento não olhar pra trás mais eu olho e fico com a tristeza do homem do bar
O tempo atrás se foi e nenhum passageiro ficou a filosofar apenas os velhos esquecidos
Passageiros com rumos distorcidos,novamente olho pra trás e choro pensando do que vou ser....daqui a pouco eu estarei louco por andar nessa estrada livre...
(continuação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário