quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

A morte da mãe da Cyndia







Carnaval.Oh sim...carnaval."Grande merda" eu penso enquanto ia ao meu trabalho.Eu ganhei vários dias de descansos,enquanto o mundo cada vez mais ia andando a merda abaixo.Quinta feira,dia 11 de fevereiro,um dia depois das cinzas do carnaval,eu chego do meu trabalho.Entediado,com dor de cabeça,e um pouco triste,pois Maria saiu de novo da minha vida,ela disse que não me aguenta mais,eu fiquei triste...nunca mais vou ver aquela belíssima bunda.

Onde eu trabalho?Bom,eu trabalho do SUS.Sou estagiário,achei interessante pois isso ia tirar o meu medo de hospitais,algo que eu tinha desde a minha infância.Agora estou acostumado a ver rostos doentes e crianças berrando  e chorando. Não gosto de falar do meu trabalho,considero isso fatores da minha vida pessoal,assim como eu quero deixar claro a minha integridade moral e tudo mais.Mais é difícil escapar de certos assuntos,principalmente de certas pessoas que você vê todo dia,e o como o mundo as vezes é triste e assustador.

Eu recomendo  que todo mundo vai ao SUS pelo menos uma vez,pra você perceber a complexidade ou as dificuldades dos tempos contemporâneos.Não vai lá pra  ter consultas medicas, vai ao SUS para ver os rostos das pessoas...todas elas.Você vera um pequeno ou então um bom pedaço da alma do Brasil.Bom,voltando ao assunto,eu fui do SUS quinta feira,e eu estava completamente triste e entediado,eu detestei ficar quase uma semana em casa,e a Maria se foi...

Dentro do SUS eu me estressava,assim como qualquer pessoa que trabalha lá.Eu estava procurando fichas e prontuários perdidos,assim como imprimindo alguns receituários que os médicos precisavam."Droga!Aqui esta foda" digo com uma voz baixa pra mim mesmo.
Dentro do SAMI (o lugar onde guarda fichas e prontuários) eu vi a Cyndia. Cyndia é uma auxiliar de enfermagem,é uma senhora negra,com cabelos quase grisalhos e sempre estava  alegre,mesmo que ela de vez em quando tem que ver coisas desagradáveis. Oh desculpe...Cyndia não pensa assim,ela gosta de ajudar as pessoas,enquanto eu sou apenas um babaca estagiário.
Ela entrou lá arquivando alguns prontuários,e ela me viu.
-Oi Nicolas,tudo bem?- Cyndia pergunta pra mim,sempre simpática.
-Oi Cyndia,estou bem e você?
-Oh sim...estou bem
-Como foi o carnaval?
-Foi ruim
-Oh sim..sei como se sente.Não curto também o carnaval.
-A minha mãe morreu do Domingo.

Eu fiquei um pouco sem jeito,assim como chocado.apesar de que  é comum pessoas morrerem todos os dias.O que me chocou é imaginar como ela viveu esse carnaval com a mãe  morta e tudo mais.Quando Cyndia falou isso,tinha uma fraqueza em sua voz,porem ela ainda estava com aquele sorriso dos lábios.Porem era um sorriso triste,envelhecido,maduro,duro como a vida.

-Sinto muito...-Eu disse a ela,meio que sem jeito,sem saber que palavras eu posso usar com utilidades.
-Ela morreu sorrindo...você tinha que ver,o bom da morte nela foi isso...ela morreu feliz.

Ela tirou o sorriso,e mostrou um rosto mais triste,fragilizado,uma filha...com uma mãe morta.Perdida e sozinha durante o carnaval.

-Mais claro,é triste.
-Sim claro...-Eu disse a ela.Eu realmente não sabia o que dizer.
-A energia,a alegria,o fato de ela sempre querer dar festa e tudo mais...isso foi sentir falta.Então foi horrível esse carnaval,mais fazer o que...ela me ensinou a aguentar a vida e seguir em frente.

Depois disso,ela voltou com um sorriso triste e doce,e saiu do  SAMI. Fiquei um pouco chocado,assim como qualquer pessoa eu não sabia o que falar,como sempre.O que dizer pra uma pessoa que viveu dias do carnaval,vendo pessoas dançando,festejando  e com rostos felizes?
Oh sim,como se a merda de nossa sociedade não esteja ligando para o que você sente.Do máximo,todas as mortes entram das estatísticas e só. Sentimentos...ninguém fala mais.E eu estava lá...reclamando de minha vida,e que não quer nem pensar da morte das pessoas que eu amo.Sim elas vão morrer um dia,eu também,mais deus...é difícil.
Estou falando de novo sobre a morte.Desculpe a minha repetição.Eu não sou nem sequer um cretino original.

Do fim Cyndia tinha que trabalhar e continuar com a sua vida.Assim como o resto do mundo também,hoje eu tive a noticia de que o Sr João(velho usuário da unidade) morreu,o câncer matou ele.Quero deixar aqui a minha preces e respeito ao Sr João e a mãe da Cyndia. Fiquem com Deus.

Sim...Deus,o que dizer sobre ele?Só sei dos seres humanos,e pouco,não quero me definir como um intelectual,oh deus...claro que não,já tenho que ouvir o que esses idiotas falam todos os dias.O ser humano é mesquinho,egoísta,se considera Deus,assim como é bondoso,amoroso e tudo mais.
Bom...e eu?Quem se importa?Vou conseguir viver sem a Maria.Tem coisas bem piores acontecendo lá fora. A minha unica redenção é escrever.

Nenhum comentário:

Postar um comentário